Saiba mais sobre a nova característica “Feed Saved”
Por Kristen Parker Gaddis, Council on Dairy Cattle Breeding (CDCB)
Com as avaliações genéticas de Dezembro, os produtores terão uma nova ferramenta – “Feed Saved”, ou economia com alimentação. A nova característica visa a ajudar aos produtores de leite para que estes criem vacas que aproveitem de forma mais eficiente a alimentação ingerida, melhorando a sustentabilidade e economizando nos custos de alimentação para a produção de leite, o maior item de despesa na maioria das leiterias dos EUA.
Queimadores de feno x Conversores de feno
As vacas variam em sua capacidade de converter comida em leite, e a característica “Feed Saved” irá quantificar essas diferenças.
Embora a seleção genética para a eficiência alimentar seja uma meta de longa duração, era difícil medir e avaliar animais individualmente. Ferramentas genômicas e tecnologias de dados agora nos permitem identificar e selecionar diretamente os animais com essa vantagem genética. O objetivo é identificar vacas específicas que comem menos do que o esperado, mantendo a produção e a condição corporal.
Para desenvolver avaliações genéticas, os dados necessários:
- consumo diário de ração
- produção de leite
- composição do leite
- peso corporal
- pontuação de condição corporal
Devem ser medidos para uma população de referência genotipada. Este trabalho foi uma colaboração entre o CDCB, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e várias universidades. Atualmente, um projeto para coletar informações de consumo de ração e dados de sensores em 3.600 vacas da raça holandesa está em andamento na Universidade Estadual de Michigan, na Universidade Estadual de Winsconsin-Madison, Universidade Estadual de Iowa, Universidade Estadual da Florida e no Laboratório de Genômica e Melhoramento Animal do USDA. Isso se baseia em pesquisas anteriores que estabeleceram um banco de dados de eficiência alimentar de genótipos e fenótipos para 5.000 vacas Holandesas de vários locais dos EUA.
Chegando em Dezembro
Avaliações de “Feed Saved” serão publicadas pelo CDCB como uma única característica para a raça Holandesa nas provas de Dezembro de 2020. A característica irá expressar quantidade esperada de ração economizada por lactação, com valores positivos maiores representando maior quantidade de ração economizada e indicando as vacas de maior eficiência alimentar.
A eficiência alimentar tem uma herdabilidade de aproximadamente 14%, que representa um valor médio quando comparado a outras características. A nova característica “Feed Saved” terá baixa confiabilidade no início, dado o pequeno número de vacas com dados reais sobre o consumo de ração e fatores relacionados.
Definitivamente irá agregar valor
Apesar da baixa confiabilidade em comparação com outras características, a inclusão de “Feed Saved” como um critério de seleção poderia economizar para o setor de lácteos US$ 540 milhões por ano em custos de ração sem perda de produção. Além disso, a seleção de vacas com maior eficiência alimentar deve resultar em resultados ambientais benéficos.
Embora a introdução de “Feed Saved” nas provas de Dezembro seja um marco importante, os pesquisadores continuam a buscar maneiras de aprimorar as ferramentas de seleção genética, entender melhor a genética relacionada à emissão de metano, melhorar a eficiência na produção de leite e apoiar o compromisso da indústria de Lácteos com a redução das emissões de Carbono.
Fonte: Dados retirados do site da Inseminando.com, em 02/12/2020.