DEZEMBRO É O MÊS DAS NOVAS PROVAS. VOCÊ SABE O QUE É A NOVA CARACTERÍSTICA: “FEED SAVED” ? – by Luis Felipe de Mello

Saiba mais sobre a nova característica “Feed Saved”

Por Kristen Parker Gaddis, Council on Dairy Cattle Breeding (CDCB)

Com as avaliações genéticas de Dezembro, os produtores terão uma nova ferramenta – “Feed Saved”, ou economia com alimentação. A nova característica visa a ajudar aos produtores de leite para que estes criem vacas que aproveitem de forma mais eficiente a alimentação ingerida, melhorando a sustentabilidade e economizando nos custos de alimentação para a produção de leite, o maior item de despesa na maioria das leiterias dos EUA.

Queimadores de feno x Conversores de feno

As vacas variam em sua capacidade de converter comida em leite, e a característica “Feed Saved” irá quantificar essas diferenças.

Embora a seleção genética para a eficiência alimentar seja uma meta de longa duração, era difícil medir e avaliar animais individualmente. Ferramentas genômicas e tecnologias de dados agora nos permitem identificar e selecionar diretamente os animais com essa vantagem genética. O objetivo é identificar vacas específicas que comem menos do que o esperado, mantendo a produção e a condição corporal.

Para desenvolver avaliações genéticas, os dados necessários:

  1. consumo diário de ração
  2. produção de leite
  3. composição do leite
  4. peso corporal
  5. pontuação de condição corporal

Devem ser medidos para uma população de referência genotipada. Este trabalho foi uma colaboração entre o CDCB, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e várias universidades. Atualmente, um projeto para coletar informações de consumo de ração e dados de sensores em 3.600 vacas da raça holandesa está em andamento na Universidade Estadual de Michigan, na Universidade Estadual de Winsconsin-Madison, Universidade Estadual de Iowa, Universidade Estadual da Florida e no Laboratório de Genômica e Melhoramento Animal do USDA. Isso se baseia em pesquisas anteriores que estabeleceram um banco de dados de eficiência alimentar de genótipos e fenótipos para 5.000 vacas Holandesas de vários locais dos EUA.

Chegando em Dezembro

Avaliações de “Feed Saved” serão publicadas pelo CDCB como uma única característica para a raça Holandesa nas provas de Dezembro de 2020. A característica irá expressar quantidade esperada de ração economizada por lactação, com valores positivos maiores representando maior quantidade de ração economizada e indicando as vacas de maior eficiência alimentar.

A eficiência alimentar tem uma herdabilidade de aproximadamente 14%, que representa um valor médio quando comparado a outras características. A nova característica “Feed Saved” terá baixa confiabilidade no início, dado o pequeno número de vacas com dados reais sobre o consumo de ração e fatores relacionados.

Definitivamente irá agregar valor

Apesar da baixa confiabilidade em comparação com outras características, a inclusão de “Feed Saved” como um critério de seleção poderia economizar para o setor de lácteos US$ 540 milhões por ano em custos de ração sem perda de produção. Além disso, a seleção de vacas com maior eficiência alimentar deve resultar em resultados ambientais benéficos.

Embora a introdução de “Feed Saved” nas provas de Dezembro seja um marco importante, os pesquisadores continuam a buscar maneiras de aprimorar as ferramentas de seleção genética, entender melhor a genética relacionada à emissão de metano, melhorar a eficiência na produção de leite e apoiar o compromisso da indústria de Lácteos com a redução das emissões de Carbono.

Fonte: Dados retirados do site da Inseminando.com, em 02/12/2020.