Associado do Mês – Agosto

Barão da Bocaina Agropecuária

HOLANDES E GIROLANDO
Proprietários: Francisco e Roberto Alcalde

Tudo começou quando um casal queria dar aos seus três filhos a oportunidade de ter contato direto com a natureza e a vida fora da grande metrópole. Foi então que, no dia 07 de setembro de 1984, Francisco e Antonia, mais conhecidos como Chicão e dona Toninha, descobriram no meio daquele desconhecido Vale Histórico um diamante a ser lapidado, que deram o nome de Fazenda São Francisco de Assis.

Naquele início, sem telefone e energia, tudo era mais difícil, porém com mais simplicidade. Arar com boi o solo degradado pelo café, formar o pasto e adquirir os primeiros animais, que segundo consta pulavam mais que muitos bois de rodeio. Mas todo início é assim: cheio de aventuras e aprendizado.

Depois vieram as vacas holandesas, algumas até importadas, e o rebanho foi crescendo. Algumas dessas holandesas viraram base para as girolando e a fazenda foi assumindo sua primeira aptidão: pecuária de leite. Gerações e gerações de vacas nasceram por estas terras, que produziu leite sempre com muito respeito pelos animais, pela natureza e pelas pessoas que aqui trabalhavam.

Passados 36 anos do seu simples início, inovadoras tecnologias foram implementadas, tais como Fertilização In Vitro e plantio direto na palhada, e a Fazenda São Francisco de Assis passou a ser mais conhecida como Barão da Bocaina Agropecuária. Agora em sua segunda geração, a Barão da Bocaina Agropecuária tem o objetivo claro de produzir animais com muita saúde, grande potencial leiteiro e capazes de suportar as diversidades climáticas do nosso país.

Hoje o nosso criatório produz 3.000 litros de leite por dia e emprega 18 pessoas, entre as atividades de pecuária de leite, pecuária de corte e agricultura. Muita coisa mudou: nossas instalações melhoraram, nossa mão-de-obra se qualificou, nossos animais são geneticamente superiores, porém nossa filosofia continua uma só: respeito aos animais, ao meio-ambiente e às pessoas. E assim vamos evoluindo: como um diamante bruto sendo lapidado.