OS MAIORES ERROS COMETIDOS NA INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
Por: Luis Felipe Mello – Médico Veterinário
1- DEPOSIÇÃO DO SÊMEN EM LOCAL INCORRETO– Estudo da Universidade da Pensilvânia utilizando técnica da radiografia, avaliou o local de deposição do sêmen, onde observou-se:
- 39% de ponta do aplicador colocada no CORPO UTERINO
- 25% de ponta do aplicador colocada na CERVIX
- 23% de ponta do aplicador colocada no CORNO UTERINO DIREITO
- 13% de ponta do aplicador colocada no CORNO UTERINO ESQUERDO
Apenas em 40% das inseminações o Sêmen foi depositado no Corpo Uterino ou distribuído igualmente em ambos os Cornos Uterinos.
2- POUCO CONHECIMENTO ANATÔMICO FUNCIONAL– O não conhecimento da relação anatômica/funcional entre os vários tecidos e órgãos do Sistema Reprodutivo pode levar a constantes erros.
3- ANIMAIS NÃO ESTÃO EM CIO – Certifique-se que a vaca a ser inseminada está realmente em cio. Pesquisas indicam que 7 a 20 % das vacas inseminadas não estão em Cio.
4- FALTA DE CUIDADO NO MANUSEIO DO APLICADOR – Uma vez montado, é preciso protegê-lo de contaminação e choques térmicos.
5- MANUSEIO IMPRÓPRIO DA PALHETA – Agite levemente a palheta após retirá-la do botijão para eliminar gotas de nitrogênio que possam ter permanecido do lado da bucha. Isto irá evitar que a mesma estoure ao entrar em contato com a água de descongelamento.
Se tiver um grande grupo de animais para inseminar, o ideal é o trabalho em equipe, enquanto uma pessoa descongela e monta o aplicador, outra faz a inseminação.
6- CONTAMINAÇÃO – A Vulva precisa ser totalmente limpa e seca com papel toalha para prevenir que o interior do trato reprodutivo seja contaminado e apresente posterior infecção. Um papel toalha dobrado pode ser inserido na parte inferior da vulva uma vez que esta já tenha sido limpa. Recomenda-se o uso de camisa sanitária para proteção do aplicador uma vez que este esteja pronto.
7- ÂNGULO ERRADO DO NA INSERÇÃO DO APLICADO – Para evitar penetrar o meato urinário e a bexiga na base da vulva, o aplicador deve ser introduzido em ângulo ascendente de 30 a 40 graus. Procure guiar-se pelo teto da vagina.
8- DEPOSIÇÃO INCORRETA DO SÊMEN – No momento da deposição do sêmen, certifique-se de que os dedos da mão que está segurando a cervix não estejam inadvertidamente bloqueando ou desviando o fluxo do sêmen que sairá do aplicador.
9- DEPOSIÇÃO DE SÊMEN INCOMPLETA – Cuidado de não retirar o aplicador enquanto o sêmen ainda está sendo expelido. A deposição do sêmen deve levar aproximadamente 5 segundos , e não ser rápida demais. A deposição no tempo apropriado maximiza a quantidade de sêmen depositado e minimiza a distribuição desigual do sêmen em um corno uterino.
10- ANIMAL SE MOVER DURANTE A INSEMINAÇÃO–Se durante a deposição do sêmen a vaca se moveu ou você acha que o aplicador saiu do lugar correto, interrompa a deposição de sêmen, reposicione a ponta do aplicador e continue a depositar o sêmen.
Algumas considerações finais para que você se torne um inseminador de alto desempenho:
1-Muita pratica, sempre repassando os conceitos teóricos em sua mente.
2-Lembre-se que transpor a Cervix não deve ser o seu único objetivo !
3-Manter o material de inseminação sempre limpo e higienizado é muito importante
4-Perseguir a habilidade de sempre identificar o local correto para deposição do sêmen e fazer esta deposição com confiança.
5-Ter um bom conhecimento da anatomia do trato reprodutivo da vaca.
Lembre-se sempre que de acordo com vários estudo realizados, o custo de cada dia em aberto de uma vaca de leite é de U$3,00 a U$5,00 !!!
Fonte : Baseado em artigo publicado no site de Extensão da Universidade da Pensilvânia, EUA: